quarta-feira, 4 de junho de 2014

O projeto de casa Waldorf e a chegada da alma à Terra


imagem retirada de waldorfmoms.com


Quanto mais eu leio sobre a pedagogia Waldorf, mais eu me encanto.

 

Tenho lido muito sobre isso, basicamente em sites e blogs, o que na realidade só nos mostra a ponta do iceberg.

 

Mesmo assim, tenho muitas questões pendentes para refletir.

 

Não é incrível imaginar uma escola que tem, e dá grande importância, às aulas de dança, música, desenho, pintura, escultura, marcenaria, tricô, jardinagem, culinária, dentre outras coisas mais??

 

Não é incrível pensar que este método de educação (e não de ensino) não recomenda o uso da televisão ou de computadores, com fortes evidências de seus malefícios?

 

Já imaginou uma escola que prioriza o aprendizado através do brincar, que mostra primeiro os processos naturais, para depois ensinar a teoria, que mantém o mesmo professor com a mesma turma por pelo menos 8 anos?

 

Mas mesmo assim, mesmo sabendo de tudo isso, ainda me impressiono com esta pedagogia. Hoje eu li dois textos liiiindos de morrer, no blog antesqueelescrescam.com, das mamães Fabi Correa e Cris Leão.

 

Lá, é descrito o processo de construção de uma “casa”, que é o projeto que as crianças Waldorf devem fazer ao longo do 3º ano, quando elas estão com 9 anos de idade. Elas devem fazer com o auxílio dos pais, mas com suas próprias mãos, serrando madeira, tricotando as partes de tecido, pintando as paredes, etc. Só por isso eu já achava o projeto fantástico. Mas a simbologia esconde algo muito mais profundo.

 

Segundo a Antroposofia, com a idade de 9 anos é que finalmente a alma deixa o plano espiritual e  chega ao plano terreno – o corpo. (“Seu corpo é a sua casa”). E construir a casinha aos 9 anos é uma forma de se preparar, mesmo que indiretamente, para essa transição tão importante e delicada da vida.

 

Não é incrível imaginar que uma escola prepare e trabalhe com um projeto, que além de artístico, é profundamente espiritual?

 

Não preciso dizer que ajudarei minha filha com este projeto né? Isso daqui uns 8 anos....

 

 

“A escola Waldorf inclui o coração no currículo” – do blog antesqueelescrescam.com

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário