segunda-feira, 16 de junho de 2014

Fraldas de Pano Modernas


Lina com dois meses e sua fralda de pano
Como a própria descrição do blog diz, a intenção aqui não é restringir os temas apenas à pedagogia Waldorf, mas também abranger assuntos relacionados à maternidade em geral.

Então, tenho pensado constantemente, no meu dia-a-dia, sobre os assuntos que posso comentar aqui. O primeiro deles que achei interessante foi a questão das fraldas de pano.

Não me lembro exatamente quando nem onde eu fui apresentada à fraldas de pano modernas. Não lembro se ouvi alguém comentar, se li em algum site, ou se partiu de mim a busca por alguma alternativa à fraldas descartáveis... só lembro que descobri as fraldas de pano ainda durante a gestação.

Enquanto estava grávida li muito sobre diversos assuntos (e mesmo assim faltaram várias temas para se informar melhor), contudo algumas informações são difíceis de se encontrar na internet. Bem, naquela época, que nem é tão distante assim (um ano e meio atrás), eu não tinha encontrado muita coisa sobre as fraldas de pano modernas.

Eu sabia que elas haviam voltado com força nos EUA, e que estavam começando a ganhar espaço aqui no Brasil. Consegui encontrar também textos de algumas mães, dizendo os prós e os contras, e até mesmo a rotina para manutenção das mesmas (lavagem, secagem, trocas, etc). Por isso estou escrevendo este post - para ajudar mamães que ainda têm dúvidas sobre essas fraldas.
Qquando eu ainda nem sabia o sexo do meu bebê, eu comprei fraldas de pano de três marcas diferentes: a DiPano, a Fralda Madrinha e a Bebês Ecológicos – vou falar de cada mais pra frente no texto.
Hoje, eu já vi, existem diversos marcas novas, quase sempre confeccionadas por mamães que largaram o emprego convencional para ficarem mais tempo com seus filhotes (só por isso já vale a pena usar fraldas de pano não é? – desincentivando o consumo de produtos de grandes corporações que já estão milionárias e incentivando famílias à criação com apego).

Minhas questões pela opção das fraldas de pano vão muito além da pegada ecológica. Claro que a questão ecológica influiu – e muito! – minhas escolhas. Mas outras coisas também foram igualmente importantes, com destaque para: o conforto, o consumo, o preço e a beleza (sim, elas são lindas!).

Sempre, sempre mesmo, me coloco no lugar do bebê – no caso, minha filha! Gente, por favor, é muito ruim usar absorvente. Isso porque absorvente é só uma faixinha pequena, durante 5 dias a cada mês. Imagina você usando um absorvente que cobre até a cintura, durante dois ou três anos seguidos? Ah, não. Não dá. Eu mesma não uso absorvente há anos - olha aí a alternativa: não largo meu coletor menstrual por nada.

Bem, fraldas descartáveis são ótimas e são práticas, afinal é fácil só jogá-la no lixo e nunca mais saber da existência dela não é? Eu mesma coloco fraldas descartáveis quando viajo com minha filha. Mas acontece que elas são feitas de plástico, cheias de produtos químicos, geralmente feitas em grandes indústrias/corporações, com uma propaganda horrorosa veiculada na mídia, e além disso possuem uns elásticos que deixam marcas de dar medo nos bebês e um gel de última geração que além de absorver todo o xixi do mundo, absorve também a umidade da pele dos bebês, expondo os coitados ainda mais às assaduras.

E o lixo? Um saco de lixo por dia, pelo menos? Quando compro aquele baita pacotão de fralda descartável no supermercado só consigo pensar no volume de lixo que aquilo vai virar... e sabe o pior? O pacotão não dura nem 5 dias, mas pra decompor demora 450 anos tá??

Motivos pessoais à parte, vamos ao que interessa. Quero contar aqui minha experiência com as fraldas de pano.

Minha bebê as usa desde uma semana de vida. Me orgulho mesmo quando lembro quantos pacotes de fraldas descartáveis comprei pra ela até hoje: 5, dos de 28 unidades, mais ou menos (usei as descartáveis quando viajei com ela).
Antes dela nascer, para tentar verificar com qual marca eu me adaptaria mais, eu comprei, como já disse lá em cima, três conjuntos completos (fralda + absorvente) das marcas Bebês Ecológicos (Morada da Floresta), Fralda Madrinha e DiPano.
Pra quem não conhece, existem diversos modelos de fraldas de pano, mas basicamente elas são compostas pela capa, que é aquela que fica por fora, bonitona, com velcro ou botões,  e o absorvente, que geralmente é um tecido tipo toalha e que vai dentro da capa.
Fralda de pano com absorvente
Os formatos das capas diferem bastante de marca pra marca, e o material dos absorventes também. Vou me limitar a comentar apenas as marcas que experimentei.
Tenho apenas fraldas que fecham com botões, pois já ouvi falar que quando os bebês ficam maiorzinhos, eles adoram abrir os velcros das fraldas.
Sobre as capas, as marcas Bebês Ecológicos e Fralda Madrinha são muito parecidas, contudo acho que a fralda da Bebês Ecológicos veste melhor, pelo menos a minha filha. As fraldas que eu comprei são do tipo tamanho único, vestindo até 3 anos de idade, sendo que o ajuste é feito através de elásticos na cintura e nas perninhas, e diga-se de passagem, depois que a gente aprende a ajustar as fraldas vestem perfeitamente. Além disso as duas marcas tem opções lindas de estampas, e ambas possuem opção de serem toda de algodão - ideal para os dias mais quentes, ou toda de plush/soft - ideal para dias mais frios, ou até mesmo uma combinação entre algodão e soft.


A capa da fralda DiPano já é bem diferente. A que eu tenho é de tecido sintético por fora e soft por dentro e também é tamanho único, porém o ajuste é feito através de botões. Quando recebi essa fralda em casa confesso que foi a que eu menos gostei. Achei que o ajuste não fosse ficar bom, e achei o espaço para as perninhas apertado. Porém ela também veste perfeitamente, e hoje acho ela super prática, principalmente porque acho os botões, que são de plástico, mais fáceis de abotoar do que os de alumínio das outras fraldas. Sei que pode aprecer bobeira, mas nas trocas noturnas, onde a velocidade e pouca luz imperam, isso faz uma baita diferença!


Sobre os absorventes, o da Fralda Madrinha é um tecido tipo toalha, de algodão, contudo na minha opinião absorve pouco, deixando o bebê molhado rapidamente e exigindo mais trocas de fralda. O da DiPano é de microfibra, super mega ultra absovente - sério, fiz um teste com copo de água e fiquei abismada - mas em contrapartida por ele ser tãaaao absorvente, não pode ser colocado direto na pele do bebê - tem que colocar o absorvente dentro do bolso da fralda (já explico sobre isso). E finalmente o absorvente da Bebês Ecológicos é o que eu mais gosto. É de algodão, super absorvente e com uma face de soft (que deixa o bebê sequinho mas eu não uso porque aumenta o risco de vazamentos).

O lance dos bolsos que falei acima é que alguns modelos de fralda (capa), conhecidos como pocket, possuem um bolso, onde vc pode colocar o absorvente lá dentro. É mais prático, porém implica em quando você for trocar a fralda do bebê, terá que trocar também a capa. Se você colocar o absorvente por cima do bolso, em contato direto com o bebê, terá que trocar apenas o absorvente (desde que não haja vazamentos, é lógico!) e assim o bebê pode ficar o dia inteiro com a mesma fralda (capa).


Depois de alguns testes e de algum tempo de uso na minha filha - demorei mais ou menos duas semanas para adaptar, evitando vazamentos e até decidir a melhor maneira de usar - eu percebi que PARA MIM a melhor forma é colocando o absorvente por cima da fralda, o que não me permite usar o absorvente da marca DiPano.

Então, só uso os absorventes da Bebês Ecológicos. Como essa foi a marca que mais gostei, depois de testar as três marcas na minha filha, optei por comprar um "pacotão" de capas e absorventes, e comprei também várias "capa anti vazamentos", que só existem na loja Morada da Floresta, e que sem elas não sei mais viver. Nada mais é do que um pacotinho que envolve somente o absorvente e que possui um plástico interno não deixando o xixi ou cocô passar para fralda (capa). Com isso, troco apenas os absorventes, e posso deixar a minha bebê passar o dia inteiro com a mesma fralda.

Mas aí você vai dizer - mas é de plástico!! Sim, é de plástico, mas não é a fralda inteira de plástico, não cobre o bumbum inteiro de plástico. Mesmo com essa capa anti vazamento, o bumbum da minha bebê continua respirando tranquilamente!! Aliás, ela nunca teve uma assadura viu??
Sobre vazamentos: elas nunca vazaram. Bem, pra falar a verdade, já vazaram duas vezes de xixi, nos primeiros dias que usei, primeiro porque as fraldas não estavam bem absorventes (demora umas 5 lavagens pro absorvente ficar na sua potência máxima) e segundo porque eu não tinha ajustado os elástico direito e ficaram folgados. De cocô, ela nunca vazou. Agora a fralda descartável... essa sim já vazou e vazou bonito uma vez, e é claro, em público!!
Quantidade

Uma das grandes dúvidas que as mamães têm é qual a quantidade de fraldas que é preciso ter. Bem, como eu já disse, comprei fraldas de três marcas diferentes e uns dez absorventes, como teste. Usei alguns dias na minha filha e foi o suficiente para eu decidir qual marca e quanto iria comprar para dar conta de usar apenas fraldas de pano.

Hoje eu tenho 9 fraldas (capas), uns 20 absorventes e umas 12 capinhas anti vazamento. São o suficiente para lavar as fraldas dia sim - dia não. Não recomendo ficar mais de dois dias sem lavar as fraldas porque elas ficam com cheiro forte de xixi.

Observação: tenho 9 capas por pura vaidade. Fui comprando uma de cada cor, basicamente pra combinar com cada vestidinho da Lina!  Mas se eu quisesse, 3 fraldas estaria de bom tamanho!

Preço

O preço inicial das fraldas de pano é alto. Mas digamos que é um investimento e não um dinheiro que vai pro lixo, como no caso das descartáveis. Como fiz um teste primeiro, lembro que gastei mais ou menos 250 reais (eram umas 4 fraldas mais 10 absorventes). Depois que decidi o que e o quanto precisava, desembolsei mais uns 500. Gente, parece muito, mas como eu disse, comprei umas 5 fraldas por pura vaidade... só na minha vaidade já foram 200 reais!

Em média, uma capa custa 35 - 40 reais, e os absorventes 10 reais cada. A capa anti vazamentos custa 15 reais.

Lina tem 9 meses, então se eu fosse comprar fralda descartável, já teria gasto muito mais que isso. E além disso, pretendo ter outro filho, e vou usar as mesmas fraldas. Economia em dobro - meu bolso agradece.

Ah, e mais uma coisa - com as fraldas de pano não é preciso lambuzar o bebê de pomada anti assaduras. Tem gente que nem usa. Eu, no início, passava pomada apenas para dormir... e só um tiquinho. Hoje eu passo pomada em todas as trocas (só um tiquinho também) mas pra falar a verdade nem sei o porque.

De tiquinho em tiquinho, minha pomada da Weleda, de 80 g, durou 9 meses. Comprei a segunda pomada para ela alguns dias atrás. Dá-lhe economia.
 

Trocas

A troca da fralda de pano dá o mesmo trabalho que a troca da descartável. Considerando que você pode preferir não passar pomada anti assaduras, dá menos trabalho. Eu tenho uma gaveta onde deixo as fraldas dobradinhas, algumas já dentro da capa anti vazamento. É muito prático. Troco em média a cada duas horas, mas muitas vezes estão sequinhas, já que sempre ponho minha bebê no penico e quase sempre ela faz um xixizinho.

Não falei ainda, mas também não uso lenços umedecidos ou algodão (só quando viajo). O que eu fiz foi comprar fraldas cremer, cortar em 4 pedaços pequenos, e mandei colocar viés na costureira. Tenho 20 paninhos para limpar o bumbum, que lavo junto com as fraldas de pano.

Até hoje usei 3 pacotes de lenços umedecidos de 50 unidades.

Rotina de lavagem

Agora, o bicho papão mesmo das mamães é o trabalho que vai dar com a lavagem. Era o que mais me preocupava pra falar a verdade. Eu, que ADORO uma máquina de lavar fiquei pensando se isso de lavar fralda daria certo mesmo. Deu.

Cuidei da minha filha sozinha até seus 4 meses de idade. Não tinha ajudante em casa, nem babá, nem mãe pra me ajudar. No início, como tinha poucas fraldas, lavava, pendurava e dobrava todos os dias.

Bem, as fraldas de xixi nem preciso comentar né? Com elas não é preciso fazer nada. Não enxaguar, nem por de molho, nada. É só não deixar muitos dias sem lavar, porque se não ficam com um cheiro de amônia insuportável. As de cocô, confesso, são um pouco mais chatinhas. Mas minha bebê só faz cocô no penico desde os 4 meses e meio, então nem me preocupo mais com isso. Eu estudei e apliquei a EC (elimination comunication) ou melhor, higiene natural infantil, que você pode ver aqui e aqui (vou comentar sobre isso em um próximo post). Inclusive, um dos links que explicam a EC, desincentivando o uso de fraldas, vejam só (!), é um site que vende fraldas de pano. Imaginem, minha gente, se uma grande corporação como Huggies ou Pampers, que só estão preocupadas com sua margem de lucro, divulgariam isso?? (inocentes nós, não é mesmo?)

Mas nos tempos em que minha bebê fazia cocô na fralda, ela só tomava leite materno, então era aquele cocô mais líquido e nem tinha cheiro. Era tranquilo. Eu juntava separado as fraldas de cocô e depois dava uma enxaguadinha rápida antes de pôr na máquina com o resto das fraldas.

Tem gente que lava as roupas do bebê junto com as fraldas, mas eu nunca fiz isso não. Nada contra.

Enfim, nos dias em que se lava fraldas, é gasto em média 2 minutos pra por dentro da máquina, 10 minutos para perdurar no varal e mais 10 minutos pra dobrar e guardar.

E eu nunca tive que gastar tempo nenhum indo no mercado comprar fraldas descartáveis ou cuidando das assaduras da minha bebê.
Outras marcas não testadas
 Como eu já disse, hoje existem diversas marcas de fralda de pano. Vou me limitar a listar apenas as produzidas em território nacional, que já são de excelente qualidade. E gente, vamos tentar consumir de quem não consome a gente? Que tal dar preferência às marcas brasileiras e principalmente às produzidas artesanalmente, e melhor ainda, pelas mamães que estão em casa bscando alternativas para criar melhor seus filhos?? Esse é o tipo de mercado que devemos incentivar!
Por fim, fica aqui meu relato de experiências com as fraldas de pano. São sustentáveis, ecológicas, saudáveis, confortáveis e lindas!! Super indico e boa sorte a quem for tentar!!



5 comentários:

  1. Adorei seu post! To pensando seriamente em aderir às fraldas de pano. Vou seguir seu conselho e comprar umas três de marcas diferentes. Espero que possa me tirar duas dúvidas: a capa anti vazamento (só fabricada pela Bebês Ecológicos) serve pra qualquer marca? Os absorventes tem tamanho padrão? Ou seja de uma marca serve pra outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não usei pois minha bb n nasceu ainda porém os tamanhos encaixam sim, permite uma permuta de itens entre as marcas...

      Excluir
  2. Mandei email pra Dipano e me informam que as fraldas deles vem da China :/

    ResponderExcluir
  3. Mandei email pra Dipano e me informam que as fraldas deles vem da China :/

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Katherine, me chamo Ingrid e há quinze dias minha filha nasceu, mas estou com dificuldades em usar as fraldas ecologicas, a primeira vez que usei vazou tudo (xixi e coco). Vc sabe me dizer se eu teria que ter comprado fraldas especificas pra recem nascido para caber nela, pois comprei tudo tamanho unico (capas que regulam, absorventes e capas antivazamentos)? Ela desde o nascimento pesa mais de 3 kg. Outra duvida é sobre o absorvente da morada da floresta, tem um lado que é feito de uma material diferente (parece ser menos absorvente), esse lado é o que fica em contato com a pele do bebe ou com a capa? E as capas antivazamento elas esquentam muito? Porque moro no nordeste, aqui faz muito calor e ela é muito calorenta, na primeira vez que testei achei que ficou muita coisa dentro da fralda...Desculpa o bombardeio de perguntas, mas é que ainda estou insegura no uso das fraldas, mas ao mesmo tempo ansiosa para começar a usá-las, tem quinze dias que uso descartáveis e não quero mais...Espero ansiosa pelo seu retorno. Grande abraço.

    ResponderExcluir