terça-feira, 3 de junho de 2014

Mas afinal, o que é a Pedagogia Waldorf?


Para falar de Waldorf, primeiro é preciso falar da Antroposofia. Ambos conceitos foram criados pelo Rudolf Steiner, estudioso austríaco que viveu de 1861 a 1925.

 

Meu primeiro contato com a Antroposofia foi durante a gestação, com a leitura do livro “Memórias do Homem de Vidro” do Dr Ricardo Jones, obstetra gaúcho defensor do parto humanizado. No livro ele explicava a diferença da medicina convencional, que trata o corpo físico/biológico, e da medicina antroposófica, que considerava não só o corpo, mas sim o ser humano como um todo, avaliando a tríade “corpo - mente – espírito”.

 

Alguns meses mais tarde, durante minhas buscas por um pediatra não intervencionista que pudesse acompanhar o parto da Lina e respeitar minhas escolhas, encontrei uma médica – por acaso – antroposófica, que me agradou muito e me agrada até hoje!

 

 Aprendi então que a medicina antroposófica avalia o ser humano “indivíduo” e não o ser humano “espécie”. A antroposofia não generaliza – ela busca entender as peculiaridades de cada um -considerando, além do corpo físico, materializado, a mente e o espírito de cada indivíduo. E isso é fantástico e incrivelmente raro nos dias de hoje, onde todo mundo luta para “ser igual”.

 

Devido ao fato da antroposofia considerar o ser humano cada qual com sua individualidade, surge então a Pedagogia Waldorf, que é baseada justamente nisso: a percepção da individualidade e educação específica e orientada para cada tipo de “aluno”, abrangendo, é claro, o desenvolvimento físico, anímico e espiritual do indivíduo.

 

A Pedagogia Waldorf parte do pressuposto que NÃO somos todos iguais e portanto, a educação das crianças NÃO deve ser generalizada. A educação deve considerar a criança como um todo, educando o fazer, o sentir e o pensar, além de ser específica para cada pessoa, considerando suas potencialidades, habilidades ou dificuldades, e respeitando o tempo e a capacidade de compreensão de cada uma.

 

E então, foi dentro deste conceito de respeito ao desenvolvimento individual respeitando as características particulares inerentes a cada ser humano, que desenvolveu-se todo o estudo antroposófico de Rudolf Steiner acerca da educação, resultando na Pedagogia Waldorf.

 

 

 

Livros indicados:

 

Rudolf Lanz – Noções básicas de antroposofia

Rudolf Lanz – Pedagogia Waldorf – caminho para um ensimo mais humano

 

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